CICLONE “FREDDY” VOLTA A MOÇAMBIQUE COM MAIOR INTENSIDADE

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta que o ciclone tropical Freddy, que esta sexta-feira entra para o Canal de Moçambique terá desta vez maior impacto relativamente a primeira passagem, em Fevereiro último.

O fenómeno natural que em Fevereiro findo fustigou as províncias de Sofala e Inhambane, com maiores estragos nesta última, voltou a se formar e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, desta vez poderá ser mais violento.
De acordo com o entro Nacional Operativo de Emergência, organismo adstrito ao Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos de Desastres, seis províncias das regiões centro e norte do país poderão ser afectadas pelo Ciclone Tropical “FREDDY”, que a partir desta sexta-feira.
Aquela entidade refere que ciclone tropical Freddy que será caracterizado por chuvas intensas acompanhadas por ventos fortes, no Centro, far-se-á sentir com intensidade nas províncias de Sofala, afectando os distritos de Marromeu, Caia, Chemba, Cheringoma, Marringue, Muanza, Dondo e cidade da Beira, de Manica, concretamente nos distritos de Gondola, Vandúzi, Báruè, Macossa, Guro e Tambara, assim como em Tete, nos distritos de Mutarara, Tsangano, Moatize, Chiúta, Angónia, Macanga e Cidade de Tete), enquanto na província da Zambézia, estão na mira do ciclone, todos os distritos.
Ainda de acordo com o CENOE, na zona norte, a intempérie irá atingir as províncias de Nampula, nomeadamente os distritos de Moma, Larde, Mogovolas, Murrupula e Angoche, bem como de Niassa, fustigando os distritos de Cuamba,Mecanhelas, Mandimba e Metarica.
Face a ameaça, o CENOE recomenda à tomada de todas a as medidas de precaução, de modo a evitar danos maiores.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *