GOVERNO TEM 50 MILHÕES DE DÓLARES PARA REABILITAR AVENIDA DE MOÇAMBIQUE

Maputo, 18 Jun (TPress) – O Executivo moçambicano tem garantido o financiamento de 50 milhões de dólares Norte-americano para reabilitar 27 quilómetros de dois troços da EN1, nomeadamente no troço entre os Bairros do Benfica e do Zimpeto, na Cidade de Maputo, e entre os postos administrativos de Três de Fevereiro e o de Incoluane, na Província de Maputo.

Na zona mais conhecida por mafureira, bem próximo ao mercado grossista do Zimpeto, na Avenida de Moçambique, na Cidade de Maputo, o tráfego rodoviário está embaraçado, devido ao precário estado da via provocado pelas águas pluviais que abriram crateras na via. A situação agravou-se depois da chuva em Abril. Os automobilistas exigem intervenção urgente na via.

Para já, com vista a resolver-se a situação, o ministro das Obras Públicas e Recursos Hidricos Carlos Mesquita, anunciou que o fundo saudita disponibilizou 50 milhões de dólares para reabilitar de raiz da Avenida de Moçambique no troço Benfica-Zimpeto, onde a estrada passará a portar quatro faixas de rodagem, sendo duas para cada sentido, incluindo passeios, pontes pedonais e iluminação pública.

“São, ao todo, 27 quilómetros. É um projecto financiado pelo fundo saudita de desenvolvimento que está muito bem encaminhado e, muito brevemente, vamos fazer o lançamento do concurso para a contratação dos consultores que vem trabalhar com as nossas equipas, portanto, a Administração Nacional de Estradas (ANE), no desenho conceptual do projecto, e, depois, a preparação dos cadernos de encargo e lançamento do concurso para a adjudicação da empreitada. Se arranca este ano, tudo depende dos resultados das análises que vamos ter dos solos e das questões de ocupação das áreas de reserva de estrada, que é um grande problema que nós temos.”, disse Mesquita.

Ainda não há datas para o arranque das obras. O que está garantido é o financiamento, e já decorrem vários estudos e negociações para a efectivação das obras, assegurou a fonte. (x)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *