Mil hectares de produção em risco no distrito de Chókwè

Sociedade

Pelo menos um milhar de hectares com culturas diversas estão em risco de destruição no distrito de Chókwè, província de Gaza, devido a iminentes inundaões resultantes das descargas da barragem de Massingir, que fazem subir os níveis do rio Limpompo.

De acordo com a administração da barragem, nesta quarta-feira (4 de Janeiro), os níveis de descargas estavam em 500 metros cúbicos por segundo, devendo continuar por pelo menos duas semanas, como medida de salvaguarda da integridade da infraestrutura, face ao volume de água que tem recebido à montante.

Para já, as descargas da barragem estão a afectar apenas algumas comunidades ribeirinhas do Rio Limpopo no distrito de Chibuto, onde muitas machambas estão inundadas, contudo, dependendo da situação pluviométrica nos próximos dias, pode atingir mais distritos da província, nomeadamente, Xai-xai.

Perante este cenário, as autoridades da província de Gaza alertam aos camponeses para evacuarem as zonas baixas, retirando o seu gado, equipamentos agrícolas e o que puderem dos seus campos de produção, como medidas preventivas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir