MOÇAMBIQUE VAI EXPORTAR ENERGIA ELÉCTRICA PARA PAÍSES DA SADC

Maputo, 12 Jul (TPress) – Moçambique vai exportar, a partir do próximo ano de 2025, energia eléctrica para alguns países da região da África Austral, gerado com base no gás explorado na província de Inhambane.

Trata-se da central energética de Temane, cujas obras deste empreendimento foram iniciadas em Março de 2022 e decorre conforme o planificado, prevendo-se a sua entrada em operação nos finais de 2024. O projecto enquadra-se na política do Governo de Moçambique que adoptou como prioridade impulsionar o desenvolvimento industrial através da utilização de gás natural, criando um quadro legal atraente para os investidores.

Além de exportar para os países vizinhos, a energia a ser produzida na província de Inhambane vai igualmente alimentar o mercado nacional nas várias categorias de clientes.

A garantia foi dada esta quinta-feira na vila do Songo pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, durante a visita de trabalho efectuada pelo Presidente da República do Botswana à Hidroeléctrica de Cahora Bassa, na província de Tete, centro do País. (X)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir